De Novo Não
Voltar 26 de Maio de 2020

Coletor menstrual - tudo sobre o “copinho”


Coletor menstrual - tudo sobre o “copinho”

Você já pensou em substituir o absorvente pelo coletor menstrual? Se sim, provavelmente muitas dúvidas devem ter surgido durante esse processo e, então, o Tarja Rosa esclareceu aqui as principais delas!

O coletor menstrual caiu no gosto de muitas garotas, mas tem algumas informações que você precisa saber! Você sabia que apenas as garotas que já iniciam a atividade sexual podem usar o “copinho”? Pois é, por ser introduzido na vagina, ele é indicado para garotas que já romperam seus himens. Conversamos com a Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa, que nos ajudou a entender tudinho sobre o coletor menstrual!

 

Quem pode usar?

O coletor menstrual é introduzido na região genital durante o período menstrual, coletando todo o sangue dentro dele. Por isso, ele é indicado apenas para meninas que já iniciaram a atividade sexual. “O coletor dá conta de todos os fluxos menstruais, mesmo os mais intensos. O que vai variar é o tempo de esvaziamento dele”, diz Thalita. Ah, vale dizer que existem tamanhos diferentes e o tamanho ideal para você deve ser orientado pelo seu ginecologista!

 

Como eu devo usar?

Aqui, Thalita orienta que é necessário praticar! “Para entender a forma que o coletor melhor se adapta dentro de você, tente de dobras diferentes até encontrar a que mais te agrada. Por ser maleável, ele pode ser dobrado de diversas formas. A mais comum delas é formando um ‘C’”.

Diferente dos absorventes internos descartáveis, o coletor se acomoda no início do canal vaginal. “Insira seu coletor inclinado em direção à base da sua coluna, tentando mantê-lo dobrado até que esteja inteiramente dentro do canal. Solte a dobra aos poucos. Depois, passe o dedo ao redor do coletor para confirmar que ele se encontra devidamente aberto. Caso não esteja, segure a base do coletor e gire-o até que se abra completamente”, ensina Thalita.

Na hora de retirar, não esqueça de lavar bem as mãos e encontrar uma posição confortável. Relaxar é essencial para a retirada do seu coletor, assim seus músculos vaginais também relaxam e tornam a remoção mais fácil. “Insira os dedos, segure a haste do seu coletor e use os músculos vaginais (os mesmos usados para urinar) para empurrar o seu coletor para baixo até que seja possível segurar a base do coletor. Se necessário, puxe gentilmente a haste para que seja possível alcançar a base”.

 

Como deve ser feita a higienização do copinho?

Antes de ser utilizado pela primeira vez, ele deve ser fervido por 10 minutos e esta operação deve ser realizada sempre antes de cada novo ciclo menstrual. Lembre-se de lavar as mãos sempre que for manipular seu coletor menstrual.

Quanto ao tempo de uso, Thalita orienta que ele pode ser utilizado por até 12 horas consecutivas, devendo após esse período, ser retirado, esvaziado e lavado.

 

Posso ir ao banheiro usando o coletor? E ter relações sexuais?

“Sim, pode ir tranquilamente ao banheiro usando seu coletor, mas não pode ter relações sexuais com penetração enquanto tiver utilizando seu coletor”, explica Thalita.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o coletor menstrual? Antes de iniciar o seu uso, não deixe de marcar uma consulta com o seu ginecologista para as orientações específicas para você!

Fonte: Tarja Rosa

Disponível em: http://tarjarosa.com.br/guia-do-copinho-tudo-sobre-o-coletor-menstrual/